Coimbra partilha boas práticas com prefeitos e prefeitas do Brasil na área da inovação urbana
![[:pt][:en][:es][:fr][:zh][:]](https://d1yd5nm87cqjat.cloudfront.net/prod/baixa-coimbra/2025/06/30171506/1751300105-150x150.jpg)


A Câmara Municipal (CM) de Coimbra recebeu, ontem, dia 25 de junho, uma delegação da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) do Brasil, num encontro marcado pelo intercâmbio de boas práticas na transformação digital, inovação urbana e revitalização do comércio local. O vice-presidente da autarquia, Francisco Veiga, recebeu a comitiva.
A comitiva de FNP foi recebida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, que destacou a importância da cooperação internacional e das afinidades culturais e estratégicas entre Portugal e o Brasil.
O ponto central da visita foi a apresentação do projeto “@Baixa Coimbra”, financiado através do programa Bairros Comerciais Digitais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A candidatura foi submetida em consórcio com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a Coimbra Mais Futuro.
Este projeto visa promover a transformação digital do comércio local, reforçar a coesão territorial e impulsionar a economia tradicional por meio da digitalização e da inovação tecnológica, introduzindo mudanças significativas no modelo de negócio. O investimento previsto é de 1,236 milhões de euros, salientou Francisco Veiga.
A apresentação do projeto esteve a cargo do diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, António Albuquerque, que destacou o papel e excelente desempenho de Rosa Gonçalves, gestora do Bairro, junto dos comerciantes, e pelo diretor do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital, Nuno Santos.
A visita da FNP reforça os laços de cooperação institucional entre Portugal e Brasil na área da gestão urbana, tecnologias e inovação, demonstrando o papel do poder local no processo de transformação digital, capacitação dos comerciantes e modernização das empresas e estabelecimentos comerciais inseridos na área geográfica do bairro.
A iniciativa enquadra-se no âmbito de uma agenda mais ampla de parcerias institucionais e relações de intercâmbio cultural entre municípios lusófonos, promovendo a gestão de políticas públicas e a partilha de boas práticas, com impacto relevante no desenvolvimento económico e sustentável dos territórios.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Afonso Sobral