Skip to main content

Instituições de Coimbra comprometem-se coletivamente com inovação do território

14 de julho

Diversas instituições de Coimbra assinaram hoje, dia 14 de julho, um compromisso coletivo para consolidar o Município como um território inovador, a nível nacional e internacional, valorizando recursos ativos e reforçando a sinergia entre entidades. A assinatura do Compromisso Coletivo de Colaboração e Cooperação para a Inovação no Concelho de Coimbra – “Coimbra Inovação”, promovida pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, decorre no âmbito da Estratégia Municipal de Inovação.

A sessão realizada hoje assinalou a consolidação de um trabalho desenvolvido ao longo de cerca de um ano, marcado por uma forte participação da comunidade e de várias entidades locais. O novo documento: “Documento Técnico de Implementação da EMI”, elaborado neste âmbito pelo Centro de Inteligência de Coimbra do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital, reorganiza os conteúdos relativos ao plano de ação, modelo de governação e compromisso para a inovação, incluindo agora 11 Ações Âncora (mais uma face ao documento base), 10 Ações Complementares e diversas sub-ações.

Entre as medidas com maior impacto transformador, destacaram-se cinco iniciativas estratégicas: Criação do website “Coimbra Inovação”, Lançamento do Hub Criativo de CoimbraExpansão do #CoimbraCityLabImplementação de um novo sistema integrado de apoio ao investimento no concelho e a Candidatura de Coimbra ao prémio European Rising Innovative City (iCapital Awards).

Também a atividade do #CoimbraCityLab será alargada para matérias relacionadas com a experimentação cidadã, “regeneração ecológica, inovação tecnológica e social e uso sustentável do solo e aplicação de inteligência artificial para a gestão urbana”, esta é outra das medidas citada pela responsável do Centro de Inteligência de Coimbra.

A digitalização e a qualificação dos serviços municipais, ações no ‘marketing’ territorial e na comunicação externa, o acolhimento empresarial e a atração de investimento, e o foco no turismo sustentável e inteligente também são ações previstas na EMI.

Este “é mais um passo decisivo na afirmação de Coimbra como um território capaz de se reinventar, responder aos desafios do presente e se posicionar como um verdadeiro polo de inovação”, afirmou hoje o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Veiga, ao longo da assinatura do compromisso coletivo de colaboração e cooperação para a inovação no concelho, intitulado “Coimbra Inovação”.

“A partir de hoje, [aEMI] será a nossa bíblia”, sublinhou Francisco Veiga. Com a adesão das instituições, o projeto entra agora na “fase de ação”, na qual a “convergência de vontades” irá “colocar Coimbra na linha de frente das cidades que apostam na inovação como fator de desenvolvimento económico, social e territorial”.

Para garantir a implementação eficaz da EMI, foi estabelecido um modelo de governação robusto e participativo, composto por cinco estruturas articuladas: Coordenação Geral, liderada pelo Presidente da Câmara; Estrutura Consultiva, com entidades do ecossistema de inovação; Coordenação Especializada, assegurada pelo Serviço Municipal responsável pela EMI; Execução, composta por equipas operacionais da administração municipal e Monitorização, coordenada pelo serviço municipal designado para avaliar o desempenho da EMI.

Concebida como um processo vivo, colaborativo e evolutivo, a Estratégia Municipal de Inovação reflete uma cultura de partilha e inteligência coletiva ao serviço do bem comum. Para Rita Fernandes, chefe do Centro de Inteligência de Coimbra, “se cada um assumir o seu papel nesta missão, estaremos a transformar Coimbra num verdadeiro ecossistema de futuro”.

assinatura do Compromisso para a Inovação, simboliza a vontade coletiva de preparar Coimbra para os desafios do futuro, reforçando o seu posicionamento como cidade inovadora e resiliente.

 

LUSA/CM de Coimbra

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano

Instituições de Coimbra comprometem-se coletivamente com inovação do território — coimbra.pt

Baixa Coimbra
Visão geral da privacidade

Este sítio Web utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso sítio Web e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do sítio Web que considera mais interessantes e úteis.