Como Vender
Porquê vender no Marketplace?
Uma das principais vantagens do Marketplace Digital é que permite vender online sem a necessidade de se desenvolver uma loja online própria. Desta forma, os custos iniciais ficam consideravelmente mais reduzidos porque o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce própria é um dos maiores investimentos iniciais de um projeto de comércio eletrónico.
O Marketplace Digital conecta cada vendedor a um grande número de consumidores online, permitindo, aos vendedores, testar novos produtos junto de uma grande audiência. Este público diversificado irá dar um feedback rápido e relevante aos produtos de um vendedor, em termos de características, preço, qualidade, entre outros.
Ao vender no Marketplace Digital, os vendedores terão maior visibilidade e notoriedade, associando-se a marcas fortes e reconhecidas pelos consumidores, permitindo deste modo que os vendedores possam expandir o leque de canais de venda online.
O Marketplace Digital disponibiliza ferramentas para a criação de campanhas de marketing digital dentro da sua plataforma.
O Marketplace Digital é um apoio à exportação através do e-commerce. Facilita a entrada em mercados internacionais pois, além das vantagens referidas anteriormente, possuem informações detalhadas sobre os consumidores, os seus comportamentos, características e hábitos de consumo. Além disso, conseguem oferecer custos de envio mais acessíveis e envios mais rápidos, tornando os vendedores mais competitivos no mercado internacional.
Do ponto de vista tecnológico, os vendedores não têm custos elevados de desenvolvimento ou de integração, como é comum quando se tem loja online própria, em que é necessário adquirir ou desenvolver a funcionalidade ou integração pretendida. O Marketplace Digital disponibiliza gratuitamente, um conjunto de funcionalidades nativas à plataforma de venda online.
Resumindo, o Marketplace Digital é uma plataforma já desenvolvida que permite um alcance ampliado ao nível da visibilidade dos produtos e a exposição de produtos a diferentes públicos e a baixos custos.
FAQs Vendedores
O Marketplace permite que Vendedores locais vendam os seus produtos
através da nossa plataforma, ajudando a promover o comércio da nossa cidade.
• Ser uma Empresa ou Empresário em Nome Individual: Para se registar como vendedor,
é necessário ser uma entidade legalmente constituída ou um empresário com atividade
aberta.
• Expedir diretamente para o cliente final: Os vendedores são responsáveis pelo envio dos
seus produtos diretamente para os consumidores, utilizando os serviços logísticos parceiros,
como os CTT.
• Faturar diretamente o cliente: Cada vendedor deve emitir faturas diretamente para os
clientes, conforme as compras efetuadas na plataforma.
• Garantir um serviço de qualidade: A excelência no atendimento e a satisfação do cliente
são fundamentais. É esperado que os vendedores cumpram com prazos e garantam
produtos de qualidade.
• Ter o cliente como prioridade: Colocar sempre o cliente em primeiro lugar, com um
atendimento personalizado e atenção às suas necessidades.
• Desenvolver uma parceria de longo prazo: Ao aderir ao Marketplace, os
vendedores fazem parte de uma comunidade que valoriza e promove o comércio local, com
o objetivo de criar uma relação sustentável e vantajosa para todos.
Para se inscrever, basta preencher o formulário na nossa página de registo de vendedores. A nossa equipa entrará em contacto em 24 horas para ajudar no processo.
A subscrição é gratuita durante o período de vigência do programa “Bairros Digitais”. Não cobramos comissões sobre as vendas.
Pode vender uma ampla variedade de produtos, desde artesanato a alimentos, sempre que respeitem as diretrizes do Marketplace e a legislação aplicável
Como Vendedor, tem até 24 horas para aceitar ou recusar uma encomenda após o pagamento.
O envio das encomendas é da responsabilidade do Vendedor. Utilizamos o Correio Expresso CTT como único método de envio.
O único método de envio é o Correio Expresso CTT. O custo da entrega depende de optar pela entrega normal ou pela entrega em 24 horas. O limite de peso para os envios é de 10 kg
Os clientes têm à sua disposição a possibilidade de efetuar o pagamento das encomendas diretamente aos comerciantes.
Esta solução, irá possibilitar o pagamento das encomendas, através de uma transferência direta aos lojistas, por um dos seguintes meios:
- MB WAY (contacto telefónico disponibilizado pelo comerciante)
- Transferência bancária direta (via IBAN)
- SPIN (nova ferramenta de pagamento disponibilizada pelo Banco de Portugal)
No momento da disponibilização dos dados para pagamento, no processo de checkout da encomenda, é disponibilizada uma referência que deve ser introduzida, no(s) comprovativo(s) do(s) método(s) utilizado(s), de forma a facilitar a conferência por parte do comerciante.
É também permitida a compra de produtos com o pagamento a ser efetuado em loja física, diretamente ao(s) comerciante(s).
Sim, o preço indicado na página do produto já inclui todas as taxas e impostos aplicáveis. Os portes de envio não estão incluídos no preço.
Os clientes podem esclarecer dúvidas sobre produtos através da funcionalidade “Pergunte ao vendedor”, disponível na página do produto.
Os consumidores devem suportar os custos de devolução dos produtos que não tenham desconformidade. Consulte as condições de devolução na sua página de vendedor.
A garantia dos produtos de Marketplace é da responsabilidade dos vendedores, que devem seguir a legislação portuguesa.
Os vendedores são obrigados a garantir o que está previsto na lei para cada tipo de produto.
O reembolso é feito através do mesmo meio de pagamento utilizado na compra, após confirmação por parte do vendedor da receção do produto devolvido.