CM de Coimbra instala controlo automático em ruas com acesso condicionado na Baixa
![[:pt]CM de Coimbra instala controlo automático em ruas com acesso condicionado na Baixa[:en]Coimbra City Council installs automatic control in streets with conditioned access in Baixa[:es]El Ayuntamiento de Coimbra instala un control automático en las calles con acceso acondicionado del centro de la ciudad[:fr]Le conseil municipal de Coimbra installe un contrôle automatique dans les rues à accès conditionné du centre ville[:zh]科英布拉市政厅在市中心有条件通行的街道上安装自动控制装置[:]](https://d1yd5nm87cqjat.cloudfront.net/prod/baixa-coimbra/2025/09/09121916/1757416755-1024x576.jpg)
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A Câmara Municipal (CM) de Coimbra investiu cerca de meio milhão de euros para instalar um sistema automático de controlo de entrada e de saída de viaturas em ruas já com acesso automóvel condicionado na Baixa da cidade. O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da iniciativa “Bairros Comerciais Digitais”.
A CM de Coimbra adjudicou à Soltráfego, após concurso público, a instalação de um sistema automático de controlo de entrada e de saída de viaturas em ruas da Baixa que já têm trânsito condicionado, por 463 mil euros (mais IVA), de acordo com o contrato publicado na passada semana e consultado pela agência Lusa no portal dedicado à contratação pública Base.
“São sistemas automáticos de controlo, com pinos automáticos que são acionados com um sistema de leituras e de reconhecimento de matrículas”, disse à Lusa a vereadora com o pelouro da mobilidade da Câmara de Coimbra, Ana Bastos.
O projeto, financiado no âmbito da iniciativa “Bairros Comerciais Digitais”, vai instalar dez pontos de controlos de entrada e de saída em ruas já com acesso condicionado a residentes e a comerciantes (para cargas e descargas).
Os pinos vão ser instalados na Praça 8 de Maio e na Portagem (controlando os acessos na Ferreira Borges e Visconde da Luz), assim como nas várias ruas da Baixinha que se acedem a partir da avenida Fernão de Magalhães, após o cruzamento com o futuro troço do ‘metrobus’ (rua da Louça, Simão de Évora, Padeiras, Adelino Veiga e Largo das Ameias), e a rua da Sota, no ponto de entrada a partir da Portagem.
Além de abranger o núcleo central da Baixinha, haverá ainda dois controlos junto à rua Corpo de Deus e na rua das Figueirinhas (que desce para o café Santa Cruz), onde têm sido registados “alguns problemas de acesso” ao Mercado Municipal D. Pedro V através daquela rua, explicou a vereadora Ana Bastos.
De acordo com a vereadora, residentes e comerciantes vão ser convidados a inscrever-se no sistema, mas o Município já tem a listagem “de muitos deles”, face à emissão do cartão de residente. “Haverá uma base de dados onde estarão associadas as respetivas matrículas e depois o sistema, automaticamente, lê a matrícula e abre o pino e podem entrar”, explicou.
Nesta primeira fase e sendo um sistema que o Município implementa pela primeira vez, a autarquia pretende identificar dificuldades, condicionantes e queixas e, em função disso, ampliar o sistema para outras zonas.
Caso o sistema funcione, a Alta deverá ser a próxima zona a ser contemplada pela instalação dos pinos, podendo também vir a ser implementado “em alguns núcleos residenciais que merecem ser defendidos quando têm muita procura, nomeadamente de estacionamento ou tráfego de atravessamento”, afirmou.
Questionada pela LUSA sobre se este sistema poderá ajudar a combater a presença abusiva de viaturas para cargas e descargas fora dos horários estabelecidos, a vereadora salientou que o objetivo do sistema é disciplinar os acessos. “As cargas e descargas estão controladas e, com esta metodologia, podem entrar exatamente nos períodos que estão devidamente definidos, com um tempo máximo para permanecer na zona. Se há ou não penalização, é algo que ainda estamos a decidir, mas haverá, para todos os efeitos, uma época inicial de transição, com pedagogia”, disse, vincando que não se quer com este sistema pôr em causa a atividade económica.
Para Ana Bastos, o sistema pretende que estas ruas se tornem “um espaço de fruição urbana, com boa qualidade do ar e em que as pessoas possam circular de forma segura”. Face ao funcionamento disponível 24 horas, o Município ainda vai definir qual o serviço camarário que irá gerir a central de controle – que assegura a abertura de pinos em caso de avaria ou falha de leitura de matrículas. Ana Bastos realçou que veículos de emergência médica e polícia terão uma espécie de cartão que permitirá ativar a entrada em qualquer acesso.
LUSA/CM de Coimbra
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa