Verão a Dois Tempos mobilizou mais de 10 mil pessoas em 4 meses de programação cultural
![[:pt]Verão a Dois Tempos mobilizou mais de 10 mil pessoas em 4 meses de programação cultural[:en]Verão a Dois Tempos mobilized more than 10,000 people in 4 months of cultural programming[:es]Verão a Dois Tempos movilizó a más de 10.000 personas en 4 meses de programación cultural[:fr]Verão a Dois Tempos a mobilisé plus de 10 000 personnes en 4 mois de programmation culturelle[:zh]Verão a Dois Tempos 在 4 个月的文化活动中动员了 10 000 多人[:]](https://marketplace.baixacoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/10/1759836392.jpg)
A Baixa de Coimbra voltou a ser palco, de junho a setembro deste ano, de uma intensa programação cultural com o programa gratuito do Verão a Dois Tempos. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal (CM) Coimbra, em coorganização com quatro entidades culturais locais: Associação Há Baixa, Blue House, CAV / Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube.
Ao longo de quatro meses, realizaram-se mais de 100 atividades gratuitas distribuídas por cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, Largo do Romal, Largo do Poço e loja A Feira), bem como por outros espaços emblemáticos da Baixa.
Concertos, performances, oficinas para crianças, visitas temáticas, residências artísticas e criações com a comunidade deram corpo a uma agenda diversificada, que mobilizou mais de 10 mil pessoas e contribuiu de forma clara para a dinamização cultural e social da cidade.
Mais do que uma sucessão de eventos, o Verão a Dois Tempos consolidou-se como um projeto de aproximação ao território físico e imaterial da Baixa de Coimbra, reforçando o papel da arte e da cultura enquanto motores de transformação urbana, encontro e participação cívica.
Nesta edição, o desafio lançado às estruturas culturais profissionais de Coimbra permitiu repensar a Baixa a partir de diferentes linguagens artísticas e identidades culturais, reforçando o caráter colaborativo e comunitário da programação.
O sucesso do Verão a Dois Tempos 2025 só foi possível graças à ampla rede de parcerias locais. Para além das quatro entidades coorganizadoras, o programa contou, ainda, com a colaboração da Escola da Noite, da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra, da Associação Cultural Festival das Artes QuebraJazz e da União de Freguesias de Coimbra, que ajudaram a enriquecer e a diversificar a oferta cultural.
O balanço desta edição confirma o Verão a Dois Tempos como uma iniciativa de referência na agenda cultural da cidade, capaz de promover o cruzamento de públicos, revitalizar os espaços da Baixa e afirmar Coimbra como território de cultura, criatividade e encontro.
Mais informações em www.veraoa2tempos.pt.
Verão a Dois Tempos mobilizou mais de 10 mil pessoas em 4 meses de programação cultural — coimbra.pt